terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Depressão


Há hoje muita imcompreenção e polémica tanto nos terapeutas como nas pessoas, acerca da depressão.

Essa polémica existe desde muito antes ,talvez desde a altura da"natureza vs criação" e se perguntava "como muito do que somos é determinada biologicamente e quanto está relacionada com a nossa educação, e outros factores sociológicos?"

Sabemos que há uma mudança quimica no cérebro, quando alguém está deprimido, mas que ainda não responde á pergunta, causa e efeito.

Sabemos que os medicamentos anti-depressivos certos podem ajudar em alguns momentos. Sabemos também que a psicoterapia especializada, pode ou não ajudar. A combinação dos dois é geralmente o melhor dos dois mundos e o crescimento dos campos da psiquiatria e psicologia parece ajudar a maioria dos pacientes que precisam de tratamento.

No entanto se o doente decidir prescindir da medicação, vai precisar aprender a usar as diferentes partes do cérebro e ampliar o seu processo de pensamento. Verdade que evitando a medicamentação, vai evitar os efeitos colaterais negativos que possam surgir se a usar.

Existem provas de sucesso em doentes que com a sua força cerebral conseguiram sair desse quadro clinico , passando a fazer uma vida normal, mas sempre atentos para não sofrerem recaidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário